Os Irmãos Lumière

                                             Acesse também Indústria da Informação.com.

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (1862 — 1954) e Louis Jean Lumière (1864 — 1948), conhecidos popularmente como os Irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.

Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine deixou a fábrica para os seus filhos em 1892.

O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, sendo porém sua criação atribuída aos irmãos, além da patente registrada em 1895.

São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Se dedicariam a atividade cinematográfica, produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do seu invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.



August Lumière à esquerda e Louis Lumière à direita.

A primeira projeção pública de apresentação do invento ocorreu em 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França. Mas a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projeção de “Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière”. Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.

Grand Café de Paris.

Os irmãos Lumière fizeram um digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época.

Gravura onde August Lumière aparece  utilizando o cinematógrafo.

 Abaixo, as obras dos Irmãos Lumière, mostradas no Grand Cafe de Paris em 1895:

SAÍDA DA FÁBRICA LUMIÈRE (1895)- 

SAÍDA DO BARCO (1895)


A CHEGADA DO TREM (1895)

O ALMOÇO DO BEBÊ (1896)


O JARDINEIRO REGANDO (1896)


JOGO DE CARTAS (1896)

A PAREDE (1896).