Novos rumos para a Pixar

Sucesso absurdo de publicidade, mostra que o lucro da Pixar vai muito além das telonas.
Um filme que caiu no gosto do público, Carros (Pixar/Disney 2006) é um grande símbolo de marketing entre os desenhos animados. Um filme que surgiu pela primeira vez no em um teaser (trailler curto) do DVD de seu antecessor muito mais amado e venerado pela crítica, Os Incríveis (Pixar/Disney 2005).

Sua bilheteria de U$$ 461.981.604 em todo o mundo, sendo 60,1 milhões de dólares só na sua primeira semana de lançamento. Uma história certamente mais simples se comparado a seus antecessores Toy Story (Pixar/Disney 1995), Procurando Nemo (Pixar/Disney 2003) e Os Incríveis, não causando o mesmo impacto no público que aqueles.
Porém, se tornou um absurdo da publicidade. Hoje vemos o filme Carros estampado em mochilas, cadernos e agendas escolares, brinquedos, roupas... Quantos produtos você já viu com personagens de Shrek? Ou de Vida de Inseto? Ou até mesmo de Toy Story? Como pode uma ideia ser tão rentável? Ainda, logo um filme de aceitação mediana?

Dirigido por um veterano, o mesmo diretor de Toy Story,Vida de Inseto (Pixar/Disney 1998), e Toy Story 2 (Pixar/Disney 1999). John Lasseter é um dos desenvolvedores do software Renderman, a força de imagens detalhadas e realistas da Pixar, e de O Senhor dos Anéis. Ele ocupa atualmente o cargo de diretor artístico da Walt Disney Studios, e teve papel fundamental no retorno da Disney à animação tradicional com A Princesa e o Sapo (Disney 2009).

Seu último filme, Carros não foi tão bem recebido pelo público e pela crítica como outros anteriores foram- mais se tornou uma máquina de fazer dinheiro. A fórmula de Carros para o lucro deu tão certo que se tornou série infantil da Disney Channel, e receberá continuação. Carros 2 será lançado no ano de 2011, sob direção de Brad Lewis- produtor de Ratatouille, e co-direção do veterano John Lasseter, que decidiu que entraria na produção após sua insatisfação com o que tinha sido trabalhado no filme até então.

Na nova trama da Pixar, Relâmpago McQueen, Matter e sua equipe, vão ao redor do mundo para a Corrida dos Campeões, que decorrerá em cinco países diferentes: Japão, Alemanha, Itália, uma corrida de 24 horas na França e Inglaterra. No entanto, Mate, envolvido em um caso de confusão de identidade, salva a vida de um agente secreto britânico: Aston Martin chamado Finn McMissile, e acaba se envolvendo numa trama de espionagem.

Carros é o segundo filme da Pixar a ter uma continuação (o outro sendo a série Toy Story). Carros 2 foi originalmente agendado para 2012, mas a Pixar mudou a data, antecipando um ano, para isso cancelou a produção de Newt, que seria lançado no próximo ano. Lasseter concebeu a história da continuação do filme enquanto viajava ao redor do mundo promovendo o filme original. "Eu ficava olhando para fora pensando, Mate? O que fazer nesta situação, você sabe? Eu poderia imaginá-lo dirigindo ao redor do lado errado da estrada no Reino Unido, andando em Paris, e tentando descobrir os sinais de trânsito no Japão", disse ele.

A Pixar está entrando numa fase de crescimento acelerado, nunca um estúdio de animação teve tanto respeito e admiração, colocando a própria Disney de Branca de Neve e O Rei Leão na escuridão. Mas tal progresso tem uma característica especial: os antigos filmes voltam a ser lembrados- Toy Story, depois de 11 anos inativos, recebe uma terceira parte; Carros terá continuação; Brad Bird, diretor de Os Incríveis, já anunciou possibilidade de trazer uma continuação para sua saga de super heróis; existem boatos de que a Pixar estaria produzindo uma continuação para Monstros S.A.

Verdades ou mentiras, Toy Story 3 é nome forte ao Oscar de melhor filme animado e melhor trilha sonora, e um sucesso absurdo de crítica e bilheteria. Carros 2 promete o sucesso que seu filme original não conseguiu, apesar do marketing forte dos automóveis falantes.